domingo, 19 de agosto de 2012

NOTA DO COLETIVO NACIONAL DE JUVENTUDE NEGRA-ENEGRECER SOBRE AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS EM BELO HORIZONTE.



O Coletivo Nacional de Juventude Negra – ENEGRECER entidade do movimento negro de âmbito nacional que se constitui como espaço autônomo de articulação e formação política, organizando em seu interior jovens negras e negros vem por meio desta nota apresentar seu apoio e o compromisso de nos engajarmos para eleger Patrus Ananias (PT) prefeito de Belo Horizonte.

O transcorrer das eleições municipais deste ano em Belo Horizonte tem nos apresentando uma forte polarização entre a candidatura a reeleição do atual prefeito Marcio Lacerda (PSB) e do ex-ministro do desenvolvimento social e combate a fome Patrus Ananias (PT).
O atual prefeito Marcio Lacerda tem como principais marcas da sua gestão a condução de uma política higienista que oprime a população pobre, nós negando o acesso aos espaços públicos, o uso constante da força policial na repressão aos movimentos populares e ações que visam reeditar uma cultura política em Belo Horizonte formada pelos privilégios rentistas, mercantis, patronais e de propriedade, patriarcais e racistas.
Sua gestão atua com o objetivo de promover o fortalecimento da correlação de forças favoráveis as classes dominantes em nossa cidade com nítida direção ideológica do PSDB, partido líder do projeto neoliberal em nosso país.
O candidato Patrus Ananias quando ministro do desenvolvimento social e combate a fome do governo Lula coordenou as principais políticas sociais que juntas foram responsáveis pela saída de mais de 28 milhões de brasileiras e brasileiros do estado de pobreza extrema em que se encontravam, em sua grande maioria negras e negros.
Quando prefeito de Belo Horizonte (1992-1996) Patrus Ananias inovou os processos de participação popular através do orçamento participativo, importante mecanismo de gestão democrática que instrumentaliza o cidadão para decidir sobre a alocação e redistribuição de renda nas ações do governo municipal, sua gestão consolidou as políticas de defesa social, assim como redefiniu a política de produção, promoção e difusão cultural em dialogo com a classe artística e população da cidade.
A compreensão do racismo enquanto fenômeno que oprime a população negra ganhou visibilidade política jamais vista em um governo em nossa cidade, entrando para agenda política do municipio. O combate ao racismo e a promoção da dignidade da população negra de Belo Horizonte integraram o projeto democrático e popular dirigido pelo governo Patrus projeto este construído em constante dialogo com o movimento negro.
Ao se reeditar a Frente BH Popular significativa parcela dos movimentos sociais de Belo Horizonte se integraram a este projeto com o objetivo de barrar os retrocessos derrotando o projeto conservador do prefeito Marcio Lacerda.
Confiamos em Patrus Ananias como o único candidato com o potencial de retomar as bandeiras democráticas e populares que desde 1992 transformaram para melhor Belo Horizonte, processo este que sofreu uma grande interrupção em 2008.
O Coletivo Enegrecer se soma as demais organizações do movimento popular da nossa cidade contribuindo com nosso maior patrimônio que é nossa militância para eleger Patrus Ananias prefeito de Belo Horizonte.

Uma cidade de todos é uma cidade sem racismo.

Belo Horizonte
Agosto de 2012

0 comentários:

Postar um comentário