terça-feira, 20 de novembro de 2012

Nota do Coletivo Nacional de Juventude Negra - ENEGRECER/CE


Em uma sociedade tomada pelo individualismo e por valores que minimizam as ações coletivas em prol de uma sociedade mais justa e igualitária, nos esbarramos neste dia 20 de novembro. Temos consciência do real significado dessa data? 

O senso comum nos coloca desde o nosso início de trajetória escolar até a maturação do ensino médio que no Ceará não existiam negr@s. Entretanto, essa imagem cristalizada e hegemônica de uma classe burguesa dominante, vem sendo desconstruída historicamente não só pela academia, mas sobretudo pelos movimentos sociais, tendo maior relevância o movimento negro de modo geral. A necessidade de tornar mais ampla a visão de uma sociedade, nos leva à um sentimento de um modelo de vivência comunitária que contemple aos mais diversos modos de viver, sentir, e lutar por uma cidade melhor. 

O dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, nos convida a diversas reflexões em torno de nossas atitudes no que diz respeito à maneira com que vamos ver o mundo e quem o habita e o constrói. Falar que só existe uma raça (que é a humana) já virou discurso de palanque ou de roda de conversas. Temos que ir mais além da retórica e mudar nossas atitudes, por mais cotidianas e aparentemente insignificantes que sejam. A luta pelas cotas raciais nas universidades públicas nos ilumina para novos caminhos de consciência inclusiva e democrática.

Por isso, façamos coro ao movimento negro em busca da afirmação da identidade negra no estado do Ceará. Não tenhamos vergonha de dizermos que somos negr@s e que estamos nos mais diversos espaços da sociedade (universidades, escolas, meio político, lutas sociais) lutando para melhorar nossas vidas.

O COLETIVO ENEGRECER, REAFIRMAR A IMPORTÂNCIA DA LUTA D@S NEGR@S DO CEARÁ ATRAVÉS DESSA NOTA. VIVA A NEGRITUDE, VIVA A LIBERDADE !!!!!!!!!!!

0 comentários:

Postar um comentário