quarta-feira, 23 de maio de 2012

Enegrecer e movimento social do TO realizam seminário "Do Quilombo a Universidade - Terra e educação para combater a desigualdade racial"



No Brasil a construção de um Estado socialmente referenciado e radicalmente democrático se faz com um necessário processo de revisão dos valores fundantes de nossa sociedade e que ainda hoje organizam nossas relações sociais.

Ao questionarmos um Estado que protege os donos de terras em sua grande maioria latifúndios improdutivos e que nao cumprem suas funções sociais reivindicarmos a luta de brasileiros e brasileiras que historicamente desenvolveram formas de organização e resistência. A  luta pela democratização do acesso à terra e pela reforma agrária são eixos constitutivos de uma efetiva democratização do país.

Ainda é necessário conquistar condições de vida e produção na terra; resistir na terra e lutar por um outro modelo de desenvolvimento que permita a consolidação de uma nova etapa na constituição do Brasil de todos/as.

Os territórios quilombolas trazem em si a história de afirmação étnica de uma população outrora escravizada, que  apresenta um contraponto frente ao modelo econômico hegemônico. Nessa perspectiva,os/as quilombolas"não compreendem a terra como objeto de trabalho, mas como expressão de uma moralidade; não em sua exterioridade como fator de produção, mas como algo pensado e representado no contexto de valorações éticas".

Assim como a luta pelo direito de viver com dignidade em nossos territórios, a luta pela direito a educação superior tem se configurado como as principais frentes de disputa travadas pelos setores mais conservadores de nossa sociedade de um lado e por outro pela população negra de nosso país.

Compreendendo esta novo momento desafiador na historia de luta do povo brasileiro o coletivo nacional de juventude ENEGRECER juntamento com os movimentos sociais do campo e da cidade e o movimento negro tocantinense convida a todos/as para o seminário "Do Quilombo a Universidade - Terra e educação para combater a desigualdade racial" a ser realizado nos dias 1 e 2 de junho no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Palmas.

Do Quilombo a Universidade
Terra e Educação para combater a desigualdade racial
Seminário Estadual do Coletivo Nacional Enegrecer

01 e 02 de junho
UFT – Campus - Palmas


Sexta – feira as 19hs :  Abertura  e Lançamento do Comité em Defesa dos Territórios Quilombolas do Tocantins – presença dos movimentos sociais do campo e da cidade e do Movimento Negro do Tocantins.
20 hs – Palestra “Os Processos de Regularização Fundiária no Tocantins”, representante do INCRA,  Representante do Ministério Publico Federal. Representante das Comunidades Quilombolas.

Sabado:

8:30: Grupo de Trabalho e Debate:  As  políticas de ações afirmativas e a Assistência Estudantil  no Tocantins.
Participação de um representante do IFTO, Coletivo Enegrecer, CEPPIR/UFT

12:00 – Almoço

14:00:  Grupo de Trabalho e Debate: A intolerância religiosa e o proselitismo como inibidores da implementação da Lei 10.639/2003
Participação de representantes das Comunidades de Terreiro e do Fórum Estadual de Educação e Cultura Afro Brasileira do Tocantins.       

0 comentários:

Postar um comentário