segunda-feira, 22 de novembro de 2010

UNE torna-se membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR)


De caráter consultivo e integrante da estrutura básica da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) envolve não só a defesa e promoção de medidas para a melhoria dos direitos da população negra, mas também das populações étnico-raciais, como os quilombolas, judeus e ciganos.

A inserção da UNE no Conselho durante o biênio 2010-2012 reflete a pluralidade da entidade estudantil. Para o diretor de Combate ao Racismo da UNE, Clédisson Júnior, a presença da UNE no CNPIR representa ainda “uma abertura sobre a identidade étnica nas universidades, criando um diálogo para um conjunto de estudantes negros e negras”.

Missão
Composto por 22 órgãos do Poder Público Federal, 19 entidades da sociedade civil e por três notáveis indicados pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), o CNPIR tem por missão propor alternativas para superar as desigualdades raciais, tanto do ponto de vista econômico quanto social, político e cultural, ampliando, assim, os processos de controle social sobre as referidas políticas.

Fruto da incidência política e do processo de apropriação das pautas estratégicas do movimento negro no campo da educação, a UNE, segundo Clédisson, continuará defendendo uma universidade mais democrática e inclusiva com políticas públicas de cotas raciais.

0 comentários:

Postar um comentário