quarta-feira, 21 de julho de 2010

Relatório técnico do Incra/BA beneficia 828 famílias quilombolas de Tijuaçu


O Território Quilombola de Tijuaçu é o maior em número de famílias na Bahia, de acordo com o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID). Numa área delimitada de 8,4 mil hectares residem 828 famílias remanescentes de quilombos de 14 comunidades. O território está inserido entre os municípios de Senhor do Bonfim, Filadélfia e Antonio Gonçalves, situados a 450 quilômetros de Salvador.



“O RTID consolida nosso território. Estamos muito felizes”, ressalta o coordenador do Conselho Regional de Senhor do Bonfim e Norte da Bahia, Valmir dos Santos. Para celebrar a conquista, as famílias quilombolas se reunirão no domingo (18), na comunidade de Tijuaçu, quando o Incra/BA entregará uma cópia do RTID. A documentação foi publicada nos diários oficiais da União (DOU) e do Estado (DOE), entre os dias 1º e 5 de julho.



A publicação do RTID significa o cumprimento da etapa mais complexa para a titulação de um território quilombola. O RTID de Tijuaçu, por exemplo, começou a ser formulado em 2007 e foi concluído neste ano. A documentação reúne mapas e memorial descritivo com informações que demonstram as histórias das comunidades que compõem o território, considerando a ancestralidade, a tradição, a organização socioeconômica e os aspectos antropológicos, ambientais, fundiário e geográfico.



Com a publicação, o Serviço de Regularização de Territórios Quilombolas do Incra/BA notificará as 39 propriedades particulares e os 37 posseiros inseridos no território. Ao assinarem às notificações, os interessados têm 90 dias para realizar contestações com relação ao RTID. Após essa etapa, a documentação é preparada para a publicação da portaria de reconhecimento do território pelo Incra.



História



O relatório conta que o povoamento do local começou com a chegada de Maria Rodrigues, mais conhecida como “Mariinha”, de origem Nagô que teria fugido de uma senzala em Salvador. Mariinha inicialmente se estabeleceu na região conhecida como Alto Bonito, onde tinha uma visão estratégica da área. Mais tarde, ela teria casado com um homem de origem do Congo e deram início ao quilombo.



A oralidade e as tradições, como o samba de lata, são pontos fortes das comunidades que compõem o Território de Tijuaçu. Muitas histórias e costumes foram passados entre gerações. O samba da comunidade surgiu enquanto as mulheres caminhavam longos trechos em busca de água. De acordo com o RTID, é fácil identificar os moradores do Território de Tijuaçu. “Eles costumam ter um modo de vestir diferenciado com cabelos trançados e utilizam torços, têm práticas lúdicas semelhantes e religiosidade está ligada ao culto a São Benedito”.



Como chegar: A comunidade de Tijuaçu está situada às margens da BR-415, 12 quilômetros após o município de Filadélfia.

0 comentários:

Postar um comentário